Piracuruca realiza atividades em alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose

As Unidades Básicas de Saúde do município de Piracuruca realizaram atividades de combate e controle da Tuberculose. As ações foram realizadas nos Postos de Saúde Três Lagoas, São Raimundo e Angical que fica localizado na zona rural do município. As atividades foram promovidas nesta segunda-feira(26).

 

" Aproveitamos o momento que nossos pacientes aguardavam pelas consultas rotineiras com médico e dentista para orientar os mesmos sobre a Tuberculose. Eles se mostraram receptivos as nossas informações. A Tuberculose é uma doença altamente contagiosa e tem cura" afirma a enfermeira Franciele Castro do Posto de Saúde Três Lagoas.

 

Conhecida também como TB- pode ser transmitida pelo ar, saliva ou a partir de contado direto com outros tipos de secreções corporais do individuo contaminado pela bactéria. O problema é considerado grave e pode afetar diferentes órgãos do corpo.

 

A bactéria Mycobacteriun tuberculosis ou Bacilo de Kock(BK), responsável pela infecção pode chegar aos ossos, rins, cérebro, pele e inclusive a coluna vertebral. 

 

"As ações fazem alusão ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Ainda hoje ela é considerada um problema para a saúde pública. Mas, felizmente, os dados têm sofrido uma reduções positivas nos últimos anos. Nós levamos estas orientações e informações para todas as nossas equipes de saúde de Piracuruca" encerra a secretária municipal de Saúde, Conceição Viana.