Potencialidades

Potencialidades do Município

Potencialidades

O município de Piracuruca apresenta muitas potencialidades, devido principalmente a sua riquíssima biodiversidade natural encontrada dentro dos limites do município, sua formação histórica, suas águas abundantes e todo o conjunto de seus aspectos naturais.

Encontramos grande diversidade de vegetação que variam desde áreas de mata, passando por cerradocarrasco e até caatinga. Os solos também apresentam bastante diversificação. Podemos encontrá-los em condições topográficas planas aptas à mecanização. Temos solos aluviais com áreas de massapê, que garantem a sustentação e nutrição das mais variadas culturas.

As condições do município propiciam que a cajucultura seja uma grande geradora de empregos e renda bastante significativa, levando em conta que a safra ocorre nos meses mais castigados pela seca. São inúmeras as possibilidades do uso do pseudofruto na fabricação de cajuína, popa e suco concentrado, doces e outros. Sendo então, uma maneira de agregar valor aos produtos com essa exploração.

Paralelo a isso, Piracuruca tem a apicultura se desenvolvendo com muita intensidade, devido principalmente às boas floradas e a ótima qualidade dos méis obtidos, tornando o município uma referência na produção de mel na região norte do estado.

extrativismo da cera de carnaúba, não poderia ser esquecido, uma vez que essa atividade, tanto no passado como no presente, continua sendo uma importante fonte de renda em áreas onde a atividade agrícola seria impraticável.

barragem do rio Piracuruca, que acumula 250 000 000 de metros cúbicos de água, oferece, em suas margens, a fantástica oportunidade de fixação de pequenos lotes onde centenas de famílias podem produzir legumes e verduras durante o ano inteiro, além de possibilitar a piscicultura em tanques-rede.

A agricultura de sequeiro e irrigada quando bem conduzidas, além de garantir a fixação do homem do campo à sua terra, proporciona o abastecimento da zona urbana com produtos de melhores preços e qualidade superior, assim como o fomento de toda a economia do município com boas possibilidades de exportação dos excedentes.

O município de Piracuruca já possui experiências positivas nas culturas de soja, milho, sorgo e milheto em grandes áreas em suas manchas de cerrado.

O potencial turístico do município de Piracuruca encontra-se nas belezas naturais e arquitetônicas, o Complexo Turístico Prainha, Barragem, Parque Nacional de Sete Cidades, Parque Ambiental Henriqueta Fortes de Cerqueira, dentre outras. A arquitetura e os casarões do centro da cidade, a monumental igreja matriz construída de pedra em estilo barroco e a rica história da cidade formam um conjunto de belezas que enchem os olhos de quem vem conhecer a cidade.